sexta-feira, junho 30, 2006

 

Planos de cores - Centros Históricos de Espanha


Cheguei de Guimarães do 2º módulo da formação "Práctica Reflectida para a Reabilitação Urbana", cujo o tema de hoje e ontem foi as cores/tintas....
Estou com depressão em fim de festa! É claro que eu sei que Portugal está muito atrasado em relação aos outros países, mas quando confrontamos alguns avanços...
Bem, gostei de todas as intervenções, mas fiquei impressionada com a intervenção do arq. Joan Casadevall Serra, que tem o "Gabinte del Color" sediado em Barcelona. Por esse gabinete foram estudados planos de cores para alguns centros históricos de Espanha, com a intenção de o proprietário poder saber qual a cor que deverá ser utilizada aquando da reabilitação do seu prédio. Estes estudos relacionam datas e edifícios, definindo deste modo a cor a ser utilizada não só para o revestimento da fachada, mas a cor da caixilharia de modo a criar um todo com armonia. Estas informações são tratadas em plantas, alçados, fotografias, entre outros.
É caso para dizer que Portugal tem de andar mesmo muito....

quarta-feira, junho 28, 2006

 

Programa Pagus - Guimarães

Estou a participar em um "programa de estudos" - Práctica Reflectida para a Reabilitação Urbana - realizado pela Câmara Municipal de Guimarães através do seu GTL (Gabinete técnico local). Esta formação está a ser desenvolvida através do Programa Pagus.
Nestas secções vão ser debatidos e estudados temas como: argamassas, cores/tintas, o construtivo, o social, a legislação segurança no trabalho, o plano, a madeira...
No passado dia 25 e 26 de Maio, iniciou a formação com o tema de argamassas. Estiveram presentes como "formadores" a engª Maria do Rosário Veiga (LNEC); arq. Francisco Javiez López; José Teixeira & Irmão; Fradical, Eduardo Ribeiro (C.A.R.I) e José Pestana (Mural da História).
O interessante desta formação é que a formação dos formandos é bastante variada possibilitando a troca de informações, e a componente práctica das aulas é sem dúvida essencial.
Amanhã e sexta segue o tema de Cores/Tintas.

terça-feira, junho 27, 2006

 

10 anos de Património Mundial - Porto

Amanhã, o Centro Histórico do Porto comemora 10 anos que faz parte do Património Mundial da UNESCO. Por muitos é considerada uma classificação perdida porque não aproveitou esta distinção para a recuperação do seu edificado.
Mais no Correio da Manhã

quarta-feira, junho 21, 2006

 

Cabine telefónica solar

Numa altura em que se tem falado em sustentabilidade, na Corunha foi inaugurado no passado dia 13 de Junho uma cabine telefónica com células fotovoltaicas.
Estas cabines dotadas de um painel fotovoltaico, portanto sem qualquer tipo de cabos, podem ser solução para zonas protegidas, com interesse ecológico, praias ou montes.
Publicado em Energias renovables

 

Concurso - Mercado do Bolhão

"Foi aberto concurso público internacional para o Mercado do Bolhão.
Depois de ultrapassados desentendimentos na Assembleia Municipal, Rui Rio vê uma das suas bandeiras eleitorais dar um passo em frente, embora o seu resultado final esteja previsto apenas para 2009.
Está lançado o concurso público para o Mercado do Bolhão. A informação foi avançada no sítio oficial da Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana e dá conta que se trata de um Concurso Público Internacional que foi já enviado, no passada sexta-feira."
Publicado no Primeiro de Janeiro

terça-feira, junho 20, 2006

 

Redução de IRS

"Os municípios vão passar a "oferecer" taxas de IRS com uma redução até 3% aos seus habitantes. Esta é a principal novidade da Lei de Finanças Locais, que o governo deverá apresentar em breve ao Parlamento, a tempo de entrar em vigor no inicio do próximo ano, e que irá conferir uma maior competitividade entre autarquias."

Publicado no DN Online

 

Casas na Sé do Porto

Casas a baixo custo no Morro da Sé

"A reabilitação dos prédios devolutos do Morro da Sé deverá ter mecanismos financeiros que tornem a zona competitiva face à periferia. Joaquim Branco admite que os incentivos que existem não são suficientes e diz que terá de haver um esforço do Estado e da Câmara do Porto.
O presidente da Comissão Executiva da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) Porto Vivo reconheceu ontem que ainda não estão criados todos os mecanismos financeiros necessários para atrair novos residentes à Baixa do Porto. Joaquim Branco referia-se nomeadamente ao apoio específico que terá de ser dado aos proprietários de casas devolutas no Morro da Sé para que fiquem a preço competitivo com a periferia da cidade. “O Morro da Sé só pode ser reabilitado para habitação de baixo custo senão não conseguimos ser competitivos, por exemplo, com a freguesia de Valbom”, comentou ontem durante um debate promovido pelo historiador Hélder Pacheco e pelo Instituto Cultural António Ferreira Gomes."

Publicado no Primeiro de Janeiro



 

Boas notícias para a Baixa do Porto

Prédio reabilitado desperta vontade de voltar à Baixa
"Moda, gosto ou vontade de viver no centro histórico do Porto? A resposta não foi dada, mas a venda de um prédio da Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense na Rua das Flores provocou interesses em série. Até ontem, foram inscritas 127 pessoas e efectuadas 25 visitas. Os preços das fracções (todas T2) variam entre 94 e 115 mil euros. Porém, muitas expectativas ficam na soleira da porta.
(...)
Se o leitor está interessado em viver na rua mais bonita da cidade, apresse-se até ao dia 2 de Julho as seis fracções recebem olhares. As condições de venda podem ser consultadas na Loja da Reabilitação, no Largo Duque da Ribeira, junto à Rua Mouzinho da Silveira."
Publicado no Jornal de Notícias

quarta-feira, junho 14, 2006

 

A fachada mais estreita da Europa

"O prédio mais estreito da Europa, situado numa rua lisboeta, corre o risco de ser demolido por vontade da câmara municipal, apesar da contestação dos proprietários e do pesar dos vizinhos, noticia era da Lusa.

A fachada do degradado edifício de três andares no número 16 da rua Aquiles Monteverde, na freguesia de São Jorge de Arroios, perto do Jardim Constantino, tem apenas 1,60 metros."

Publicado no Portugal Diário


 

Lisboa Ocidental

Requalificação na Lisboa Ocidental pode custar 19 milhões
Dezanove milhões de euros é a a estimativa de quanto pode custar a requalificação das freguesias de Santa Maria de Belém, Ajuda e Alcântara, que integram a área de intervenção da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) Lisboa Ocidental. Os documentos estratégicos de onze unidades de intervenção já estão prontos. A meta é promover a imagem de bairro, através da reabilitação do tecido edificado e dos espaços públicos.
Publicado no ambiente online

segunda-feira, junho 05, 2006

 

Agenda - Açores


CONSERVAR o património urbanístico
Está patente na sala de exposições do Município do Nordeste uma mostra sobre Restauro, Recuperação e Conservação do Património Arquitectónico dos Açores.
Restauro, Recuperação e Conservação do Património Arquitectónico dos Açores poderá ser visitada durante os dias de semana das 10h00 às 14h00 e das 15h00 às 17h00, até ao dia 21 de Junho, na sala de exposições do Município de do Nordeste.
Publicado no Jornal Diário

domingo, junho 04, 2006

 

Espanha / Brasil - Pelo Património

Técnicos de SL se reúnem com representantes da Espanha
"Integrantes da Junta Andaluz, pertencente ao governo espanhol, chegarão a São Luís na segunda-feira, 5, para uma reunião com técnicos da Prefeitura de São Luís. Na pauta do encontro, coordenado pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), está a elaboração do "Guia Territorial de São Luís", o restauro de prédios históricos e a discussão sobre a participação do governo espanhol no Programa de Revitalização do Centro Histórico, como parceiro financeiro. A comitiva ficará em São Luís até o dia 7 de junho.
A Junta Andaluz financia a edição de guias territoriais com o objetivo de promover a preservação e o registro do patrimônio material e imaterial das cidades históricas. Na América Latina apenas a cidade de Valparaíso, no Chile, já tem o guia. Em São Luís, uma equipe formada por técnicos dos órgãos de preservação da FUMPH, do Estado (DPHAP) e Governo Federal (IPHAN) está reunindo os dados que vão compor o guia. São informações sobre a história da cidade e do seu patrimônio histórico. Na reunião de segunda-feira, a Junta Andaluz analisará o material já coletado e a proposta de estruturação do guia. Toda a edição do material - cerca de cinco mil exemplares - será feita na Espanha."

Publicado no Jornal Pequeno





 

Reabilitação da Baixa Portuense

Rio diz que falhar reabilitação teria efeitos dramáticos
"Rui Rio advertiu, ontem, que se a reabilitação da baixa portuense "não for um sucesso", tal significará graves problemas para a economia portuguesa e, em particular, para o sector da construção civil que, defende, tem uma oportunidade única de sobrevivência.
...
Mas Rio prefere garantir sucesso antecipado. "Não equaciono o contrário", disse, após um discurso optimista que procurou transmitir confiança aos investidores presentes. No contexto, garantiu estarem criadas as condições necessárias para investir "com êxito" na reabilitação da baixa, como que colocando a "bola" nas mãos dos investidores. Apesar disso, prefere falar de "responsabilidade global", incluindo o sector da construção civil, que é quem está no terreno."
Publicado no Jornal de Notícias

This page is powered by Blogger. Isn't yours?