domingo, fevereiro 12, 2006

 

Centro Histórico fechado a automóveis

Recordo-me de um artigo em que o ex responsável pelo pelouro do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto, Paulo Morais, manifestava a preocupação em seguir o modelo de reabilitação executado por Barcelona. Já na altura havia quem discordasse por duvidar da capacidade de envolver os sectores público e privado por um objectivo comum. A verdade é que esta dificuldade tem sido notada em diversos pontos relativos à "política de reabilitação urbana". Um facto, foi por exemplo, a atitude dos comerciantes quando a Câmara Municipal do Porto informou que ia condicionar o trânsito em algumas artérias do Centro Histórico.
No país vizinho, a preocupação já não é só torná-lo pedonal, mas impedir que automóveis poluentes circulem nestas mesmas zonas, mais um exemplo a tentar seguir....
"Centro histórico de Madrid fechado em 2008 a automóveis mais poluentes *
Medidas previstas pelo município não incluem, para já, pagamento de portagem
Madrid vai juntar-se às cidades europeias que restringem a circulação dos veículos mais poluentes. Dentro de dois anos, os automóveis particulares e veículos de transportes fabricados antes de 1993 que não cumpram a directiva europeia de redução de emissões de gases poluentes estarão proibidos de aceder ao centro histórico da capital espanhola. A medida, a primeira do genero a ser adoptada por uma cidade de Espanha, foi anteontem anunciada. A restrição deverá afectar cerca de dez por cento dos 1,6 milhões de automóveis matriculados em Madrid e visa reduzir em quatro mil toneladas (13 por cento) as emissões de óxido de nitrogénio na atmosfera.
Caso os resultados pretendidos não sejam alcançados, os responsáveis municipais madrilenos admitem ser mais duros a partir de 2010, ampliando a zona de circulação interdita e estendendo a proibição a veículos fabricados antes de 2004.
Para já, as medidas restritivas não incluem o pagamento de uma portagem para entrar no centro, como acontece em Londres ou Roma. Isso seria "classista", afirmava ontem ao jornal El Pais a vereadora municipal do Ambiente, Paz González. Confrontada com a eventualidade de a interdição aos veículos mais antigos atingir sobretudo as pessoas com menor poder de compra, González disse que quem tiver urn automóvel anterior a 1993 não tern de comprar um novo; pode instalar filtros no motor para cumprir os requisitos.
O plano passa pela implantação de sistemas de vigilância, quer através de câmaras leitoras de matrículas, quer através dos funcionários municipais que regulam o trânsito na capital espanhola, e pelo fomento dos transportes públicos (novas linhas de autocarro, bilhetes multimodais) e do uso de bicicletas. Alem disso, os veículos que consumam combustíveis ecológicos, como o biodiesel ou o bioetanol, terão direito a estacionamento gratuito nos parquímetros. "
*Público no dia 11 de Fevereiro de 2006

Comments:
Porto e Lisboa, principalemte Lisboa, deviam dar o exemplo já. Enão daqui a 20 anos...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?