sábado, fevereiro 18, 2006

 

Estórias do Porto

Ando neste momento a desenvolver um levantamento sobre a situação dos prédios, situados na Rua Mouzinho da Silveira, Rua das Flores e Largo de São Domingos, que servirá de base para o Documento Estratégico para esta zona que a PortoVivo- SRU irá elaborar.
Na semana passada fui visitar alguns estabelecimentos comerciais e num destes espaços atendeu-me um senhor muito simpático, que começa por me contar que já está no estabelecimento há quarenta anos e que conhece muito bem o edifício e a zona e portanto pode me ajudar no meu “inquérito”. Começou bem, porque às vezes é complicado conquistar a confiança das pessoas, que já estão fartas de promessas...
Questionei-o então sobre algumas características físicas do edifício.
Tem cave?
"O edifício tem, e tem arcos na cave."
Fiquei logo curiosa de ver a estrutura!
Depois de algumas perguntas necessárias à caracterização do edificado, perguntei se havia alguma hipótese de visitarmos o espaço, pois assim seria mais fácil descrever tudo aquilo que o senhor tinha nos dito. Aí foi uma surpresa quando consegui perceber que o edifício tem cave, mas não tem ligação, "pois há muitos anos o senhorio alugou a cave ao comércio do edifício do lado e o senhor fechou o acesso..."
Temos então um edifício com cave mas que “não lhe pertence”...
A baixa está recheada de estórias que as pessoas nem imaginam...





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?