sábado, abril 15, 2006

 

Guimarães - Porto

Conheço o centro histórico de Guimarães e todos sabem que funciona muito bem o Gabinete Técnico Local que tem vindo a ser responsável por toda a reabilitação urbana, ou "evolução urbana" como refere a Arq. Alexandra Gesta numa entrevista à revista Arquitectura e Vida.
É entusiasmante a maneira como a arquitecta fala do trabalho que tem sido desenvolvido pelo GTL, o modo como têm conseguido envolver as pessoas que residem no centro histórico e as seduzem para reabilitar os seus imóveis. Mas para que esta sedução seja conseguida foi necessário que a Câmara Municipal de Guimarães tenha reabilitado primeiro o espaço público para depois exigir dos residentes que façam o mesmo.
No Porto era necessário uma política semelhante, é claro que estamos a falar de escalas diferentes, mas o centro Histórico precisa de espaços públicos, de equipamentos para as crianças brincarem, como até já foi referido no Masterplan - Contrato de Cidade.
É curioso porque acabei de ler a entrevista sobre o centro histórico de Guimarães e vi a notícia no Jornal de Notícias, que as crianças vieram pedir... um espaço para brincar no centro histórico do Porto.
À reabilitação do quarteirão, seguida pela Porto Vivo - SRU, falta a execução dos projectos para o espaço público, projectos como a passagem do eléctrico já previstos na Rua Mouzinho da Silveira e o arranjo urbanísitico da própria rua, assim como equipamentos para estas e outras crianças que venham à cidade...

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?